9 de julho de 2014

Na minha mesa de cabeceira - Opinião

´

Sinopse
Emmy, Leigh e Adriana são três amigas que, prestes a chegar aos trinta, e apesar de tudo o que ao longo desses anos alcançaram, não têm a certeza de terem a vida com que sonharam. Então, uma noite, Emmy e Adriana fazem um pacto: no espaço de um ano, terão de mudar radicalmente as suas vidas. Leigh mantém-se de parte, mas sabe que, das três, é quem tem mais a perder…

Comprei-o livro algures no inicio do ano, numa campanha da Editorial Presença. 
Depois de ter terminado o último livro fiquei com vontade de fazer uma paragem nas leituras e agora que quis recomeçar e este foi o eleito por achar que poderia ser algo divertido.
A autora é a mesma de'O Diabo Veste Prada', Lauren Weisberger, de quem nunca li nada, mas o novíssimo 'A Vingança Veste Prada' já cá mora e espero que seja melhor do que a opinião que tenho neste momento sobre a autora.
Comecei a lê-lo ontem e das cerca de 100 páginas lidas já consigo tirar algumas opiniões.
Ora neste momento ainda a procissão vai no adro, e obviamente que em 316 páginas o ponto alto do livro ainda estará para vir, pelo menos assim o espero, mas concordo com uma das criticas que li numa altura em que pesquisei sobre ele. 
A sua tradução poderia ser melhor, a escrita está sem vida é um pouco massuda (até um relatório consegue ser mais animado), falta-lhe um fio condutor na minha opinião, salta de assunto em assunto no mesmo paragrafo e ficamos sem perceber o que se passa  pois aquilo que estamos a ler já não condiz com as linhas anteriores e vai buscar informações antigas sem grande relevância para a actualidade. 
Existem uma série de palavras francesas pelo meio, que muito sinceramente não percebi a sua função.
Não sei se ali estão para dar um toque mais chique por a trama se desenrolar em Nova Iorque ou se a tradutora fez a tradução no google e o aplicativo não encontrou palavra semelhante em português... Mas ler "(...) apreciar aquele jantar à deux (...)" não tem graça nenhuma, quando existem mil e uma formas de o poder dizer sem recorrer a um estrangeirismo que ali parece caído de para-quedas.
Parece-me um livro muito ao estilo Sex and the City, três amigas, que vivem em Nova Iorque, muito diferentes, que contam muito umas com as outras, que são as confidentes umas das outras, com problemas a nível amoroso e vontade de mudar vários aspectos na sua vida, nomeadamente a nível sentimental... Temos a "devoradora" de homens, a traída que foi trocada por uma mulher com menos sete anos, temos a certinha e que ao que tudo indica tem uma vida perfeita, mas se sente mal na sua relação com o senhor perfeito que a pede em casamento, que vê a possibilidade de a sua promoção ir por água abaixo, etc. 
E no sentido de alterar o rumo das suas vidas, surge um desafio/pacto entre elas, que pretende mudar estas situações todas. E é neste pacto que estou a depositar as minhas esperanças para que a história mude ao longo das próximas cerca de 200 páginas.
Mas depois darei a opinião final? Já alguém leu este livro ou algo da autora?

3 comentários:

  1. pareces ser bastante critica com os teus livros, mas eu entendo, as traduções tendem a ser uma bosta... por isso já quase não leio em portugues...

    eu ja li uma review sobre este livro, mas nem me lembro o que dizia... o novo tem alguma coisa a ver com o diabo veste prada?

    xoxo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se trata de ser critica, é mais um manifesto de opinião.
      Eu peguei num livro que me pareceu ser uma coisa e que a sua sinopse me deu uma ideia e verifico que o mesmo não se enquadra nela. Tento apenas dar a minha opinião para a possibilidade de haver pessoas que possam ir com a mesma ideia que eu.
      Tem sim, passa-se uns anos depois e é o reencontro entre a Andy e a Miranda.

      Eliminar
    2. Se sou bastante critica? Sim, por vezes. Mas é porque as coisas não se encaixam no meu patamar de aceitação.

      Eliminar