19 de dezembro de 2011

O Natal e a escola

Por estes dias a maior parte das crianças e adolescentes já se encontram em casa para ferias, supostamente na sexta-feira terá sido o ultimo dia.
Aquilo que tenho vindo a ver ao longo dos anos é a ausência de festividades nas escolas, nas infantis existem as festinhas com teatro ou apresentações por parte dos 'nenucos' e há o envolvimento dos pais e família. Mas e o resto?!
Parece (parece não! é mesmo) que a escola é apenas uma obrigação, um local de ensino (muitas vezes questionável), um local de despejo para os filhos.
E a ligação/ envolvimento escola-família? E nesta época relacionada com a religião onde entra esta? Expor á instituição os trabalhos desenvolvidos, dar asas á imaginação e criatividade dos alunos?
Há muito que se tem vindo a perder o espírito natalício nas escolas e instituições de ensino.
E falo por conhecimento próprio, estudei numa escola onde existia toda este envolvimento e que neste momento nada faz. Mais tarde estudei noutra instituição que acenta em bases cristãs, onde figura tudo isto, onde existe uma capela, onde se faz exposições denominadas 'Mesas de Natal', onde se estimula o dar asas á imaginação e criatividade dos alunos e se fazem concursos de presépios. Onde toda a comunidade escolar vai á missa de Natal no ultimo dia de aulas e/ou o padre vem á escola e dá a bênção.
E devem pensar "E tal que ela é religiosa e quer por todos a secar a ouvir missas!" ou "Grande chatice ir a uma exposição de trabalhos de miúdos devem ser só rabiscos e colagens."
Nop, não é por ter tido essa educação que obrigo a gostarem ou a fazer o mesmo, apenas e só olho em volta e apercebo-me que somos um pais de catolicismo em que durante tantos anos isto se verificava nas escolas e instituições de ensino e hoje nem moral na primária tem. Não sabem nada do catolicismo enquanto cultura geral já nem digo para praticar, nada sabem sobre as tradições e origens das épocas, feriados (para a maioria é só mais um feriado), etc.
Pois, que acredito nos benefícios do incentivo de desenvolver a criatividade e imaginação das crianças, e muitas vezes temos pequenos grandes artistas, devemos incentiva-los a desenvolverem as mais diversas actividades e dar-lhes experiências. As colagens e rabiscos que se vêem nos mais crescidos são fruto disso mesmo! Da falta de envolvimento da família na escola e incentivo, e depois claro que ás vezes aos 18 anos ainda desenham bonecos como o do Jogo da Forca, são reprimidos, desconhecem-se a si e as suas capacidades e o mais grave não conhecem feriados nem o seu significado.
Enfim...



Sem comentários:

Enviar um comentário