4 de outubro de 2013

Centro de Recuperação do Lobo Iberico


 


Hoje,  Dia do Animal, escolhi falar-vos de uma causa, que a mim me sensibiliza particularmente, e que vai de encontro a uma das vertentes do dia de hoje: a preservação de espécies em risco de modo a que estas possam sobreviver e conviver com o ser humano, também para que possamos aprender sobre as mesmas.


 A associação escolhida é o Centro e Recuperação do Lobo Ibérico, a sensivelmente 40 km da capital, na zona saloia. O centro é um espaço de 17 hectares arborizado e num isolado vale.
"Este espaço caracteriza-se por uma boa cobertura vegetal e topografia heterogénea, proporcionando aos lobos residentes bons abrigos e condições de refúgio. Actualmente existem onze cercados no Centro, que ocupam uma área total de 4,49 hectares.
Os lobos podem ser observados em condições únicas, das torres de observação, situadas em pontos estratégicos, com uma vasta vista para diferentes cercados.
Ao mesmo tempo que o CRLI providencia os melhores cuidados aos lobos, proporciona a realização de estudos, sobretudo na área do comportamento social que, associados à investigação realizada na Natureza pelo Grupo Lobo, servem de base para uma campanha de divulgação, que procura informar o público sobre a verdadeira natureza do lobo.
O CRLI possui um programa de voluntariado acessível às pessoas maiores de 18 anos e interessadas na conservação da vida selvagem. Este programa permite a participação nas actividades diárias, incluindo a alimentação dos animais e a manutenção de toda a área do Centro.
As condições para integrar este programa estão disponíveis junto do responsável do CRLI."


A Instituição foi escolhida porquê?
 Para mim, que já lá fui diversas vezes, é um lugar mágico, um verdadeiro santuário em que alia um trabalho fantástico no que toca à conservação da espécie à paz da natureza pura. O uivo deles é qualquer coisa de majestoso. É uma experiência maravilhosa, e isso posso afirmar-vos sem a menor sombra de duvidas. E acreditem desmistifica muito a ideia existente em algumas aldeias sobre esta espécie.

Acontece que a mesma também é uma instituição não governamental, ou seja recebe donativos de privados e através de bolsas de projectos de estudos.
Os terrenos onde o mesmo se localiza, são paredes meias com a Tapada de Mafra, foram pertencentes a um senhor que apoiou o projecto e que era devoto desta espécie, com  o seu falecimento os descendentes tem interesse em desfazer-se da propriedade o que coloca em causa a continuidade do CRLI e do seu trabalho de 25 anos. Ao longo destes 25 anos tem sido possível estimular a reprodução da espécie que se encontra em extinção.
Assim foi lançada uma campanha para ajudar a conseguir reunir o valor pedido pelos terrenos para que o centro os possa adquirir. Toda a ajuda é pouca.
Podem ligar para o número que aparece em cima, podem fazer donativos para o NIB que aparece aqui em baixo.

Para visitas ou outras questões como adopção e apadrinhamento podem contactar para: 
CENTRO DE RECUPERAÇÃO DO LOBO IBÉRICO
Quinta da Murta. Picão
2665-150 Gradil, Mafra. Portugal
Telefone: 261 785 037
Telemóvel: 917 532 312
Fax: 261 788 047
e-mail: crloboiberico@fc.ul.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário