9 de maio de 2014

A burocracia

Sim, um baptizado tambem nao está livre de questoes burocraticas. E por vezes são grandes dores de cabeça quando, por alguma razão, os padres não aprovam alguma situação.

A burocracia varia de paroquia para paroquia, por isso nada melhor do que contactar a secretaria paroquial para saber tudo o que necessita.
Comece por ir falar com o sacerdote da sua paróquia com um mínimo de dois meses de antecedência, para combinar uma data para o baptizado, marcá-la e realizar o curso de preparação para o baptizado, que os pais e padrinhos terão de fazer.

O baptizado poderá ou não ser acompanhado de missa, o que deverá ser também combinado. Pessoalmente acho que esta opção varia quanto ao grau de crença dos pais.
Do ponto de vista do catolicismo o baptizado é o primeiro degrau da vida cristã de uma criança, contudo há quem não leve isto em conta e maioritariamente as pessoas acham a missa maçuda. Sobretudo quando há crianças presentes, uma cerimónia com missa tende a tornar-se demorada e para a pequenada torna-se difícil manter-se tanto tempo quieta, além de que se a criança a baptizar for muito pequena todo o ritual torna-se desagradável.

Independentemente da escolha há que ter sempre em conta os horários do bebé, para a cerimónia não coincidir com os seus horários. Sim, a festa é da e para a criança, mas também sabemos que nem sempre reagem bem ás alterações de rotina e num dia de festa, que tende a ter muita azafama, estas interferências à sua rotina não são muito bem recebidas.

No que toca a documentos a apresentar convém desde logo apresentar-se com: cédula de nascimento da criança e cartão do cidadão dos pais, cópia do cartão do cidadão dos padrinhos e morada completa. Algumas paróquias pedem certidão de casamento dos pais e dos padrinhos, caso sejam um casal e casados.
Caso a área de residência dos padrinhos pertença a outra paróquia deverão apresentar uma Certidão de Idoneidade passada pelo pároco da paróquia de residência.

Por vezes devido a imposições dos padres, indisponibilidade na agenda paroquial ou por razoes pessoais, os pais optam por realizar a cerimónia em outra paróquia .Se o pretendido for fazer a cerimonia em outra paroquia informe o sacerdote para que este lhe dê a autorização de transferência e encaminhe o processo. O pedido de transferência do baptismo é feito  na paróquia original para ser entregue na escolhida, passará a ser esta onde irá decorrer todo o processo e a preparação dos intervenientes. O documento de transferência deve ser entregue para se realizar o baptismo

Caso optem por fazer a cerimónia na sua paróquia de residência o curso de preparação para pais e padrinhos é feito em conjunto na paróquia dos pais.

Se quer convidar um padre seu conhecido e amigo da família para celebrar a missa e o baptizado, deverá também ir à sua paróquia e indicar a sua escolha de padre e como vai realizar a cerimónia, para que fique registado no processo.

Sem comentários:

Enviar um comentário