8 de maio de 2014

O início


Para mim antes de começar a planear qualquer evento o essencial é perceber o que se quer e definir um orçamento. Venha quem vier, mas para mim e especialmente nos tempos que correm é um importante ponto de partida. 
Depois então:

1 - Escolher a data.

2 - Falar com os padrinhos (normalmente exigem aos padrinhos tenham o baptismo e em algumas situações a crisma). Quando são um casal é-lhes exigido que sejam casados pela igreja. Mas tudo depende do quão conservador é o padre e a paróquia escolhida.

3 - Escolher a igreja e iniciar o processo junto do padre da paróquia onde querem realizar o baptizado, pois pais e padrinhos terão que ir no mínimo a uma reunião (o número de reuniões é variável, conforme as regras de cada paróquia).

4 - Escolher um tema ou cores que quer para a festa (opcional)

5 - Escolher um fotógrafo para registar o momento e até obter as lembranças. Todos conhecemos aquela típica foto entregue no final do evento “Lembrança do Meu Baptizado”

6 - Fazer uma lista de convidados e preparar os convites de baptizado. Também poderá optar por ementas, placard, marcadores de mesa, etc.. Varia conforme o tipo e local do evento que faça. Por exemplo se fizer algo mais intimo, em casa e para poucas pessoas poderá abdicar desta opção

7- Encontrar o espaço para fazer o baptizado (uma quinta; alugar uma sala; restaurante; parque; a casa dos avós, tios ou em sua própria casa) Num dos locais da minha pesquisa li que algumas quintas e restaurantes quando contratadas para servir a refeição incluem o serviço de recepção em casa; ou seja quando, e se optar, por receber em casa os convidados para as tradicionais fotos antes da cerimonia não terá que se preocupar com o que servir.

8- Escolher a roupa da criança, bem como a vela e uma toalha de linho (para limpar a cabeça da criança, após ser molhada com a água benta). Tradicionalmente a roupa, os sapatos, a vela e a toalha são os padrinhos que oferecem. Há ainda quem compre uma concha em prata para a hora de deitar a água benta, mas todas as igrejas tem uma, logo esta questão é opcional.

9 - Fazer ou comprar as lembranças para oferecer no dia do baptizado ou optar pela típica foto escolhida da sessão do bebé.

Para mais informações ou dúvida podem contactar  aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário