23 de fevereiro de 2015

Desejos Literários #


A semana passada recebi, uma vez mais, as novidades da semana no mundo literário.
De entre os vários que a Presença lançou, destaco "O Miniaturista", lançado no passado dia 18 de Fevereiro.
Não sei o que me entusiasmou mais ao ler o resumo da história, se o facto de retratar uma época especifica e com isto dar-nos uma visão de como era a vida e as relações no século XVII, se o facto de haver uma casinha de bonecas e todas as supresas e o mistério envolto nas suas estranhas miniaturas.
Deixo abaixo a sinope e uma imagem da casinha do livro.

"Num dia de outono de 1686, a jovem Nella Oortman, recém-casada com um próspero mercador de Amesterdão, Johannes Brandt, chega à cidade na expetativa da vida esplendorosa que este casamento auspicioso lhe promete. Mas, entre a amabilidade distante do marido e a presença repressiva da cunhada, Nella sente-se sufocar na sua nova existência. 
Até que um dia, Johannes lhe oferece uma réplica perfeita, em miniatura, da casa onde vivem. Nella encomenda então a um miniaturista algumas peças para ornamentar a casa. Mas algo de surpreendente acontece: novas encomendas de miniaturas continuam a chegar sem terem sido solicitadas, como presságios silenciosos de futuras tragédias.
Um romance de estreia magnífico, sobre amor e traição, que evoca com grande sensualidade a atmosfera da Amesterdão do século XVII."
Pelas avaliações que tenho visto, tanto no Goodreads como em outros locais, acho que é um óptimo livro. E por aqui, o que pensam desta obra?

1 comentário: