17 de junho de 2015

Conceitos

"LinkedIn é uma rede social de negócios (...)É comparável a redes de relacionamentos, e é principalmente utilizada por profissionais."

É esta a definição dada ao Linkedin. Dizem ser, nos dias que correm, uma importante ferramenta para quem procura emprego, quer novos desafios, etc. Nas universidades, inclusivé, dão mesmo palestras de como a usar e tirar o máximo partido desta rede social.  Mas ainda há quem não saiba o que é ou não entenda o conecito.
Eu, como muitas outras pessoas, tenho conta e estou ligada a imensa gente, e não conheço necessáriamente toda a gente com o qual estou ligada, mas faço-o com o intuito profissional. Tenho ligações com advogados, profissionais da mesma área, colegas de curso, antigos colegas da empresa onde estagiei, engenheiros, gestores, pessoas com quem troquei apenas emails durante o meu estágio, mas que são activos importantes de cadeias muito conhecidas, etc
Tal como dito na definição o Linkedin é uma rede social de negócios, para profissionais, mas isso não invalida que por lá apareçam casos bizaros e espertinhos.
Até agora já me tentaram vender casas uma série de vezes. Acreditem que os senhores da Remax são chatos, não tantos como a Medicare (tema para outro post).
Quando terminei o curso estagiei numa empresa de engenharia e como esse é o cargo que mais destaque tem na pre visualização por definição, sao vários os engenheiros/as que me contactam mesmo eu já não estando ligada á empresa.
E claro, a quantidade de homens que fazem pedidos de contactos. Homens esses que não conheço, que tão pouco estão em Portugal ou na Europa.
Pessoas que enviam mensagens com palavras do genero " Olá Lady, (...) ","manter contacto", "conhecer" e outras mais. A sério?! Mas qual contacto, senhores?! Qual conhecer? Quais ligações?
É que acho, mesmo, que algumas pessoas não entendem o ser comparavel a redes de relacionamentos e acham mesmo que lá porque as pessoas, tal qual fazem nesses sites, criam um perfil colocam foto (eu não tenho), falam de si a nivel profissional, tem alguns dados pessoais, etc aquilo é um catalogo de relacionamentos... Já nao bastava usarem o facebook para o mesmo efeito, agora até aqui chegam!

Há mais alguem com casos bizaros no Linkedin?

2 comentários:

  1. Ahahah, há pessoas que não entendem o que é próprio ou não num determinado local ou rede social. Por acaso ainda não tenho conta, mas acredito que haja gente assim, que não percebe o verdadeiro propósito da "coisa"...

    ResponderEliminar
  2. Ahhhh finalmente alguém que compreende, pensei que só acontecesse comigo =P

    Beijinho*

    ResponderEliminar