9 de junho de 2014

E pronto... Foram avisados...

"Cerca de 2,40 metros de gradeamento da ponte das Artes, em Paris, famosa pela quantidade de cadeados que casais apaixonados lá colocaram, colapsaram esta tarde, sem causar vítimas.

A ponte, que atravessa o rio Sena junto ao Louvre oferendo uma das vistas mais bonitas da cidade de Paris, foi evacuada e está fechada, devendo ser reaberta amanhã.
No mês passado, a presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, havia alertado para os perigos da "praga" de cadeados na ponte das Artes, devido ao peso sobre a estrutura. Havia inclusivamente pedido ao responsável pela Cultura da cidade que encontrasse "alternativas artísticas, solidárias e ecológicas" aos cadeados, que ameaçavam a ponte.
Esta tarde, provou-se que a autarca estava certa, quando parte do gradeamento da ponte, onde milhares de cadeados metálicos estão suspenso, caiu.
Os cadeados começaram a chegar à ponte das Artes em 2008, tendo estado limitados até 2010. No entanto, a "epidemia" acabou por cobrir os 150 metros de gradeamento da ponte e espalhou-se por outras pontes e até à Torre Eiffel, onde foram recentemente encontrados 40 cadeados.
A moda dos cadeados está presente em todos os continentes e pretende eternizar o amor de quem o coloca: na ponte das Artes, os casais enamorados selam a sua união com este objecto atirando depois a chave para o rio Sena."
in Diário Noticias 

3 comentários:

  1. sinceramente eu mal percebo porque andavam a fazer essa parvoice em primeiro lugar... eu acho que paris é um lugar para tolos =P

    xoxo

    ResponderEliminar
  2. Bem tem a sua simbologia. O cadeado trancado e sem chave simbolizará o amor eterno.
    Mas se tivermos em conta que ali estão milhares de cadeados em plena via publica (a ponte é pedonal) a enferrujar e que as chaves vão enferrujar no rio. Que a ponte é centenária (do tempo de napoleão) e como tal foi sujeita ao longo de anos e está sujeita a elementos naturais abrasivos, o que só isso lhe retira anos de vida. Ora uma ponte com tantos anos, frágil devido ao que referi com todo aquele peso... peso esse que inviabiliza a manutenção de gradeamentos que estão minados. Quer dizer... além de todo o prejuízo para a construção, tapa completamente um elemento arquitectónico que marca uma época da cidade e do pais. E já se alastrou a outros locais da cidade de Paris.
    Em Itália também existe mas acho que em menor quantidade.

    ResponderEliminar