3 de março de 2015

Responsabilidade*


Há cerca de 3 semanas recebi uma carta das Finanças. Bem, julgo que isto já nao é novidade por cá, certo? Acho que já aqui dei conta que de vez em quando vou para lá criar raizes ou que recebo correspondencia destes senhores.
Bem, assim que peguei na carta achei estranho, pois era cedo demais para ser o IMI.
Quando abro, fico estupefacta, ou não, pois já me tinha lembrado dessa possibilidade uma série de vezes. A carta era nada mais nada menos do que uma pré notificação a dar conta de que o imposto de circulação de 2013 e 2014 se encontravam por pagar.
E agora perguntam voces "Imposto de circulação?! Mas Tete, não tens carro!" Certo, imposto de circulação de um veículo que não é meu, mas que pertenece a um processo de herança do qual sou a suposta responsavel. Nem vou explicar porque dá pano para mangas...
Voltando (e só para terem noção das coisas), num belo fim de tarde de Dezembro de 2013 vinha eu a caminho de casa quando sou surpreendida, em plena autoestrada, com uma chamada do advogado a dar-me conta de que a outra parte queria uma reunião e queria saber a minha disponibilidade. Confirmei com ele uma data e hora, e nesse dia e hora lá estava.
Para não variar a outra parte chegou atrasada como sempre (!), ou então tem sempre uma boa desculpa para o atraso. De entre outras coisas ficou aordado que ficaria a outra parte a responsavel pelo dito imposto de circulação e para eu não me preocupar, aliás ele mesmo se comprometeu, ninguem lhe disse que ele ficava com essa parte. O imposto teria que ser pago até ao final do mês e já estavamos a 13 ou 15 de Dezembro. Pois, mas não aconteceu, nem nesse ano nem no seguinte...
Aquela pessoa foi apelidada de muito responsavel por parte da falecida. Ora numa busca rápida encontrei o significado de responsabilidade e destaco a negrito: * "Obrigação de responder por atos proprios ou alheios, ou por uma coisa confiada".
Caramba, o S. tem 2 anos e se eu lhe der uma coisa para a mão e lhe disser "S., leva à mamã" a criança leva, mesmo que seja uma coisa que se parta. A miss B. tem 7 anos e no inicio do ano lectivo foi-lhe detetado um problema de concentração que estava a afectar o rendimento escolar. A pequena sabe que tem um comprimido a tomar 2x ao dia. Sabe que quando chega à escola tem de o entregar a alguém e que mais tarde irá ter com a mesma pessoa para o tomar, e que não se pode esquecer de o tomar. Ela faz tudo direitinho! E quando vê que não pode cumprir o que tem a fazer, até em panico entra.
Agora, expliquem-me como é que aquela pessoa que tem 22/23 anos, que já não é um bebe nem uma criança , mas sim um homem adulto não faz uma coisa a que se comprometeu?!

Se isto me dá uma neura do caraças? Dá, claro que dá! Ou se é adulto e assumimos aquilo a que nos propomos ou então ficamos de boca fechada e não nos metemos.

2 comentários:

  1. Pois, mas infelizmente a idade não é garantia de nada... Se soubesses as histórias que por aqui andam à conta de pessoas na casa dos 40 (40!!) que não se responsabilizam pelas suas acções... Enfim!! Espero que consigam resolver isso - isto é, que o dito cujo paga o que se comprometeu a pagar - mas, se fosse a ti, tentava acautelar-me o mais possível... Se não talvez daqui a um ano tenhas a mesma surpresa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Jo, fui criar raízes para as Finanças a semana passada para ir saldar a dívida. Sim, porque já entendi que não vale a pena, falam muito, mas é da boca para fora...
      Para mim a opção para acabar com a brincadeira era ir ao IMTT e dar baixa da matricula, mas para isso preciso de documentos e não os tenho... Nem acesso a eles... Por isso vês como as coisas vão :(

      Eliminar