26 de maio de 2015

Vizinhos


Diz que hoje é Dia Internacional dos vizinhos.
Por cá não nos podemos queixar muito dos vizinhos, se bem que há sempre algumas coisas... 
Por cá não há musica, despertadores, barulhos fora de horas ou canos dos vizinhos a fazerem barulho, como se ouve muita gente que vive em prédios queixarem-se.
Vivo numa rua residencial, apenas de casas, em que todos se conhecem desde há muito. São originários de familias antigas da terra e entre alguns moradores ainda há laços familiares.
Não somos daquelas ruas em que há casas de aluguer ou que os moradores saltitam uns meses aqui, outros ali e poe casa á venda, não. Aqui a morada é propria desde sempre.
O bom ambiente por estes lados não podia ser melhor e, à excepção de uma ou outra questão, julgo que ninguem trocava a vizinhança por nada.
Aliás, os mais recentes membros mudram-se há cerca de 4 anos. São dois casais na casa dos 50 (familia), que detinham uma casinha para fim de semana e que resolveram construir uma moradia dupla e mudarem-se para cá. Imaginem por isso a pacatez.
Aqui as crianças ( existem apenas 3) brincam na rua, podemos circular sem medo de carros. Já sem medo dos cães é que já não é bem assim.
Há uns tempos uma vizinha adoptou um cão que de simpático tem pouco, ora berra toda a noite, ora ela resolve soltá-lo e ele implica com o carteiro, com os cães nos outros quintais e até mesmo tenta atacar as pessoas. No outro dia foi mesmo necessário fazer uma chamada á GNR.
Estas mesmas vizinhas protagonizam as maiores cenas de violencia verbal. A filha destrata a mãe, e não se ficam por dar espetaculo apenas em casa. Nop, vem mesmo para o quintal. Ao ponto de os vizinhos estarem a relaxar ou a ter uma refeição na varanda e terem que recolher tudo á pressa e refugiarem-se em casa, tal não é o espectaculo e porque a zona onde estão fica em primeira fila para o quintal das barulhentas.
Em suma, à parte destas questões não podia ser melhor, todos se dão bem. E quem casou e veio para cá sente isso mesmo, calma, pacatez. O ideal para relaxar.
E se precisarem de salsa, arroz ou uma forma de bolo a vizinha do lado é sempre aquela a quem se recorre e temos a certeza que terá.

E convosco, gostam dos vossos vizinhos? Há algo que gostavam de trocar?

1 comentário:

  1. Eu também não tenho do que me queixar no que toca a vizinhos! Também moro numa rua de moradias, algumas delas "duplas" outras apenas com uma família, e desde que me conheço que moram as mesmas pessoas - ou famílias - por aqui (excepção feita a uma ou duas casas, que já "rodaram" mais). É uma maravilha!!

    ResponderEliminar